sexta-feira, 10 de julho de 2009

Corduliidae

É uma família de libélulas de médio/grande tamanho, que partilham características com Cordulegastridae e Libellulidae. São normalmente verdes com manchas amarelas e possuem patas longas ou mesmo muito longas. Existem 5 géneros na Europa correspondendo a 9 espécies. Em Portugal, estão identificadas 2 espécies, ambas com estatuto de conservação elevado.

Oxygastra curtisii (Dale, 1834)
(Orange-spotted Emerald; La Cordulie à corps fin; Gekielter Flußfalke)
Identificação: É facilmente reconhecida pela coloração verde brilhante dos olhos e pelas manchas amarelas na parte dorsal do abdómen, que é verde-escuro e fino. O 8º segmento abdominal é normalmente mais largo e a face é escura. Características únicas nalgumas células das asas e nos apêndices sexuais, permitem igualmente diferenciar a espécie.
Comprimento Total: 47-54mm
Comprimento Abdómen: 33-39mm
Comprimento Asa Posterior: 33-36mm
Habitat: Rios, ribeiros e canais com corrente fraca.
Período de Voo: De Maio a Agosto.
Distribuição Mundial: Endémica do Sudoeste Europeu e Marrocos. Ocorre esporadicamente no Norte de França e parece estar extinta da Grã-Bretanha.

Macromia splendens (Rambur, 1842)
(Splendid Cruiser; La Cordulie splendid; Europäischer Flußherrscher)
Identificação: Pela coloração e tamanho assemelha-se à Cordulegaster boltonii. Possui igualmente olhos verdes, mas a face é preta com manchas amarelas. O tórax é verde-escuro metálico e as patas são extremamente longas. O abdómen é negro, apresentando uma barra amarela no 2º segmento abdominal e manchas, também amarelas no 3º, 4º e por vezes 6º segmento. No 7º possui uma grande mancha amarela e o macho possui também no 8º. Possui ainda os apêndices abdominais inferiores masculinos de maior tamanho que os superiores e ainda asas com células características.
Comprimento Total: 70-75mm
Comprimento Abdómen: 48-55mm
Comprimento Asa Posterior: 42-49mm
Habitat: Cursos de água com zonas calmas ou barragens e açudes, localizados em vales profundos.
Período de Voo: De Maio a Agosto.
Distribuição Mundial: Encontrada apenas e de uma forma muito localizada no sul de França e na Península Ibérica.

Sem comentários: