sábado, 30 de maio de 2009

Aeshnidae

Esta família é composta por libélulas de diferentes tamanhos e colorações, estando identificados 6 géneros na Europa.


Aeshna affinis Vander Linden, 1820
(Blue-eyed Hawker; L’Aeschne affine; Südliche-Mosaikjungfer)
Identificação: A coloração azul dos olhos e abdómen e as grandes manchas verdes dos dois lados do tórax, no macho, são particularmente distintivas da espécie. As marcas pretas que o macho apresenta no 2º segmento abdominal e o pterostigma relativamente longo são igualmente utilizadas na identificação. Apresenta nervação das asas semelhante a Aeshna mixta.
Comprimento Total: 57-66mm
Comprimento Abdómen: 39-49mm
Comprimento Asa Posterior: 37-42mm
Habitat: Tem preferência por cursos de água que secam no Verão, com abundante vegetação ribeirinha.
Período de Voo: De Maio a Agosto.
Distribuição Mundial: Distribui-se pela área envolvente ao Mar Mediterrâneo, mas é rara na Península Ibérica e no Norte de África. Pode ser avistada igualmente no Médio Oriente até à China.
Aeshna affinis macho

Aeshna cyanea (Müller, 1764)
(Blue Hawker; L’Aeschne bleue; Blaugrüne-Mosaikjungfer)
Identificação: É uma das maiores espécies do género. O abdómen do macho possui manchas verdes na parte superior dos segmentos 1 a 7 e azuis nos segmentos 8 a 10 e na parte lateral do abdómen. O tórax verde com barras pretas relativamente finas e o pterostigma bastante curto. A fêmea possui manchas verde-amareladas ao longo do corpo.
Comprimento Total: 67-76mm
Comprimento Abdómen: 51-61mm
Comprimento Asa Posterior: 43-53mm
Habitat: Reproduz-se em variados tipos de corpos de água corrente estagnada, preferindo os pequenos e ensombrados. Caça nas orlas e clareiras florestais.
Período de Voo: De Junho a Setembro
Distribuição Mundial: É uma das espécies deste género mais comum na Europa Central, sendo mais rara no Sul e Noroeste. Pode ser encontrada ainda na Ásia Menor.
Aeshna cyanea macho


Aeshna isoceles (Müller, 1767)
(Green-eyed Hawker; L’Aeschne isocèle; Keilflecklibelle)
Identificação: É uma espécie castanha e relativamente plana, com asas relativamente longas e olhos conspicuamente verdes. Apresenta, ainda, uma mancha amarela em forma de triangulo no 2º segmento abdominal. O macho adulto, pode ainda apresentar uma coloração âmbar na base da asa posterior que se estende desde a células do “anal loop” até à “membranule
Comprimento Total: 62-66mm
Comprimento Abdómen: 47-54mm
Comprimento Asa Posterior: 39-45mm
Habitat: Barragens, açudes, charcos, lagos com vegetação aquática abundante.
Período de Voo: De Maio a Agosto.
Distribuição Mundial: Distribuída por grande parte da Europa mas bastante localizada, sobretudo na parte sudoeste. É ainda possível avistá-la nalguns pontos da África do Norte.


Aeshna juncea (Linnaeus, 1758)
(Moorland Hawker; L’Aeschne des joncs; Torf-Mosaikjungfer)
Identificação: É uma espécie grande e de coloração escura, com marcas azuis e amarelas. Possui marcas amarelas em forma de “T” na parte da frente da cabeça e o limite superior das asas amarelas. A fêmea possui manchas amarelas que se tornam esverdeadas com a idade.
Comprimento Total: 65-80mm
Comprimento Abdómen: 50-59mm
Comprimento Asa Posterior: 40-48mm
Habitat: Encontrada em lagos e charcos quentes das terras baixas ou em cursos de água corrente nas montanhas ou em localizações mais a norte.
Período de Voo: De Maio a Novembro.
Distribuição Mundial: A mais comum das espécies do género da região mais a norte e das áreas montanhosas da Europa. A sua distribuição é mais localizada a sul e restrita às zonas montanhosas. Pode ser encontrada igualmente na Ásia e na América do Norte.


Aeshna mixta Latreille, 1805
(Migrant Hawker; L’Aeschne mixte; Herbst-Mosaikjungfer)
Identificação: É a espécie mais pequena do género, apresentando na parte superior do 2º segmento abdominal uma marca amarela em forma de “T”, que contrasta com a coloração dos restantes segmentos. Na parte superior do tórax apresenta manchas amarelas de reduzidas dimensões (antehumeral stripes). Apresenta 2 colunas de células no “anal loop” e 3 células no “anal triangle”, características estas apenas compartilhadas com Aeshna affinis.
Comprimento Total: 56-64mm
Comprimento Abdómen: 43-54mm
Comprimento Asa Posterior: 37-42mm
Habitat: Reproduz-se em variados tipos de água corrente com alguma vegetação aquática. Pode ser avistada em qualquer local quando está em caça ou em migração.
Período de Voo: De Maio a Dezembro.
Distribuição Mundial: Encontra-se distribuída por quase toda a Europa, podendo ser encontrada também no Norte de África, Médio Oriente e desde a região do Mar Cáspio até ao Japão.


Anax ephippiger (Burmeister, 1839)
(Vagrant Emperor; L’Anax porte-selle; Schabrackenlibelle)
Identificação: É uma das espécies mais pequenas do género. Apresenta coloração amarela-acastanhada, olhos castanhos que ocupam quase a totalidade da cabeça e abdómen mais fino. O 2º (por vezes também o 3º) segmento abdominal é de coloração azul, mais notória no macho. No 1º segmento apresenta (em ambos os sexos) um anel de cor castanho. Os apêndices abdominais inferiores do macho apresentam numerosos denticulos. Os apêndices da fêmea são largos a fazer lembrar os do macho.
Comprimento Total: 61-70mm
Comprimento Abdómen: 43-56mm
Comprimento Asa Posterior: 43-48mm
Habitat: Charcos e lagos temporários.
Período de Voo: Pode ser avistada durante todo o ano.
Distribuição Mundial: É uma espécie típica de África e do sudoeste asiático que se reproduz, por vezes, no sul da Europa. Pode igualmente migrar para regiões mais a norte.


Anax imperator Leach, 1815
(Emperor Dragonfly; L’Anax empereur; Grosse Königslibelle)
Identificação: Espécie de maior dimensão da Europa. O macho apresenta coloração azul no abdómen, à excepção do 1º segmento abdominal, que é verde. Verde é também o tórax que apresenta duas manchas azuis na parte anterior da inserção das asas. Os olhos são verde e azul. A fêmea é totalmente verde.
Comprimento Total: 66-84mm
Comprimento Abdómen: 50-61mm
Comprimento Asa Posterior: 45-52mm
Habitat: Pontos de água estagnada, por vezes grande corpos de água com bastante vegetação aquática.
Período de Voo: de Abril a Setembro.
Distribuição Mundial: Bastante por toda a Europa e no Norte de África. Tem-se expandido cada vez mais para norte. Pode igualmente ser encontrada em vastas áreas asiáticas.


Anax parthenope (Selys, 1839)
(Lesser Emperor; L’Anax parthénopéen; Kleine Königslibelle)
Identificação: A coloração verde dos olhos contrasta com o castanho do torax. No macho, grande parte do abdómen é castanho, apresentando a base deste de cor azul. O abdómen na fêmea é praticamente todo azul. As asas apresentam por vezes um padrão amarelado entre o nódulo e o pterostigma.
Comprimento Total: 62-75mm
Comprimento Abdómen: 46-53mm
Comprimento Asa Posterior: 44-51mm
Habitat: Grandes corpos de água estagnada.
Período de Voo: De Março a Novembro.
Distribuição Mundial: Comum no Sul da Europa e no Norte de África. Pode ser encontrada também no Japão e na China e igualmente no Sahara. Foi recentemente descoberta na Madeira


Boyeria irene (Fonscolombe, 1838)
(Western Spectre; L’Aeschne paisible; Westliche Geisterlibelle)
Identificação: Apresenta coloração verde acinzentada semelhante ao camuflado militar. Os olhos são verdes. As asas poderão ter uma pequena e acastanhada mancha na sua extremidade.
Comprimento Total: 63-71mm
Comprimento Abdómen: 44-48mm
Comprimento Asa Posterior: 39-45mm
Habitat: Rios e ribeiras com margens ensombradas.
Período de Voo: De Junho até ao final de Setembro.
Distribuição Mundial: Endémica do oeste da região mediterrânica.


Brachytron pratense (Müller, 1764)
(Hairy Hawker; L’Aeschne printanière; Früher Schilfjäger)
Identificação: É uma espécie que apresenta o corpo coberto por pelos. Possui o tórax verde com duas linhas laterais pretas. O abdómen é negro com manchas azuis e ao contrário do género Aeshna a base é cilíndrica como nas fêmeas. As fêmeas possuem o abdómen negro com manchas amarelas. O pterostigma é longo e fino.
Comprimento Total: 54-63mm
Comprimento Abdómen: 37-46mm
Comprimento Asa Posterior: 34-37mm
Habitat: Cursos de água parada ou de corrente fraca com abundante vegetação ribeirinha e aquática.
Período de Voo: Do final de Maio ao inicio de Agosto.
Distribuição Mundial: Bastante distribuída na zona central e este da Europa.

Sem comentários: