sábado, 14 de março de 2009

Lestidae

Na Europa estão identificados dois géneros pertencentes à família Lestidae (Lestes e Sympecma). Do género Lestes fazem parte 7 espécies, 5 delas com distribuição comprovada em Portugal. Os indivíduos deste género possuem normalmente uma coloração verde metálica e ao contrário das outras libelinhas (Zygoptera), mantêm as asas abertas, quando pousados. O género Sympecma tem a particularidade de passar o período invernal na forma adulta, distinguindo-se de todos os outros Odonata, na Europa. Em Portugal está confirmada a presença de uma espécie.

Lestes barbarus (Fabricius, 1798)
(Southern Emerald Damselfly; Le Leste sauvage; Südliche Binsenjungfer)
Identificação: Esta espécie distingue-se sobretudo pelo pterostigma bicolor, embora nalguns indivíduos essa característica não esteja evidenciada. Compartilha a coloração amarelada da parte de trás da cabeça, junto à inserção do pescoço, com a L. virens, mas é relativamente maior que esta última e para além disso possui coloração amarelada na parte dorsal dos segmentos 9 e 10 do abdómen. Esta última característica pode estar escondida pelo tom azul claro que alguns machos maduros apresentam. A forma e coloração dos cercos do macho e do ovopositor na fêmea são também distintivas da espécie.
Comprimento Total: 40-45mm
Comprimento Abdómen: 26-35mm
Comprimento Asa Posterior: 20-37mm
Habitat: Esta espécie é típica de cursos de água estagnada reproduzindo-se por vezes em áreas completamente secas.
Período de Voo: De Março a Outubro.
Distribuição Mundial: É uma espécie típica da zona Sul e Centro da Europa, estendendo-se a sua distribuição para Este até à Mongólia. Aparentemente parece estar a expandir-se para Norte.

Lestes dryas Kirby, 1890
(Scarce emerald damselfly; Le Leste dryade; Glänzende Binsenjungfer)
Identificação: É uma espécie muito similar a L. sponsa que não ocorre em Portugal. É diferenciada desta, sobretudo pela forma dos apêndices abdominais inferiores do macho e do ovopositor da fêmea e pela coloração metalizada do pró-torax. Relativamente às outras espécies, distingue-se pela coloração azulada forte dos olhos e pelo pterostigma preto relativamente mais pequeno, aliadas à coloração esverdeada do corpo. Nos machos maduros, os segmentos abdominais 1, 9, 10 e parte do 2 podem apresentar-se azul claro.
Comprimento Total: 40-45mm
Comprimento Abdómen: 26-35mm
Comprimento Asa Posterior: 20-37mm
Habitat: Esta espécie pode ser encontrada sobretudo em pontos de água estagnada com abundante vegetação aquática.
Período de voo: De Abril a Outubro, com maior abundância em Julho e Agosto.
Distribuição Mundial: É uma espécie que ocorre por toda a Europa, sendo menos abundante na região Norte. É a única espécie europeia deste género que ocorre também na América do Norte.

Lestes macrostigma (Eversmann, 1836)
(Dark Spreadwing; Le Leste à grands stigmas; Dunkle Binsenjungfer)
Identificação: É maior e mais robusta que as outras espécies do seu género, exibindo uma coloração do corpo mais escura. O pterostigma é preto e notavelmente largo. Tal como nas outras espécies, a forma e coloração dos cercos masculinos e do ovopositor na fêmea, permite a sua diferenciação específica.
Comprimento Total: 39-48mm
Comprimento Abdómen: 31-38mm
Comprimento Asa Posterior: 24-27mm
Habitat: Pontos de água estagnada com vegetação densa junto à costa, como salinas abandonadas e charcos dunares.
Período de voo: De Março a Setembro.
Distribuição Mundial: Bastante localizada junto à costa mediterrânica, estendendo-se contudo até às estepes da Mongólia. Na Europa, as planícies húngaras são o habitat interior em que a espécie aparece mais intensamente.

Lestes virens (Charpentier, 1825)
(Small Spreadwing, Le Leste verdoyant; Kleine Binsenjgungfer)
Identificação: É a espécie mais delicada deste género. Tal como a espécie L.barbarus possui coloração amarelada na parte posterior e inferior da cabeça, mas distingue-se desta última pelo pterostigma uniformemente castanho amarelado. Os corpos de ambos os sexos são verde metálicos, embora o macho maduro possua os segmentos 9 e 10 de cor azul clara. Duas subespécies ocorrem na Europa: L.virens vestalis, na região norte e L.virens virens na zona sul. Poderão ainda existir formas intermédias nos Balkans orientais e na Turquia.
Comprimento Total: 30-39mm
Comprimento Abdómen: 25-32mm
Comprimento Asa Posterior: 19-23mm
Habitat: Grande variedade de charcos temporários com vegetação aquática.
Período de voo: De Abril a Novembro.
Distribuição Mundial: Encontra-se por toda a Europa, excepto na zona mais setentrional e, ainda, na Ásia e no Norte de África.

Lestes viridis (Vander Linden, 1825)
(Willow Emerald Damselfly; Le Leste vert; Weidenjungfer)
Identificação: Alguns autores colocam esta espécie no género Chalcolestes. É uma espécie bastante comprida, relativamente às outras espécies deste género. O abdómen é totalmente verde escuro metálico e o pterostigma comprido e amarelado. Possui uma marca característica no tórax que a distingue de outras espécies. Os apêndices abdominais superiores do macho são esbranquiçados. É a única espécie europeia que deposita os ovos em madeira viva.
Comprimento Total: 39-48mm
Comprimento Abdómen: 29-39mm
Comprimento Asa Posterior: 23-28mm
Habitat: Qualquer ponto de água estagnada com vegetação ribeirinha. Por vezes é observada pousada em árvores e arbustos longe da água.
Período de voo: De Maio a Novembro.
Distribuição Mundial: Distribui-se por grande parte da Europa, excepto no Reino Unido e na Escandinávia.

Lestes viridis macho
Sympecma fusca (Vander Linden)
(Commom Winter Damselfly; Le Leste brun; Gemeine Winterlibelle)
Identificação: É uma espécie bastante comum, mas não muito fácil de ser avistada. O corpo é acastanhado com marcas escuras na parte superior da cabeça, abdómen e tórax. O pterostigma é longo e castanho. Na Primavera os indivíduos adultos adquirem um padrão azul na parte superior dos olhos.
Comprimento Total: 34-39mm
Comprimento Abdómen: 25-30mm
Comprimento Asa Posterior: 18-23mm
Habitat: Qualquer ponto de água estagnada com abundante vegetação ribeirinha.
Período de voo: Durante todo o ano, com dois períodos de maior actividade Abril/Maio e Agosto/Setembro.
Distribuição Mundial: Bastante comum em grande parte da Europa, estende-se até à Ásia central. É rara na região norte embora esteja a expandir-se rapidamente.

Sem comentários: