segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Calopterygidae

Inicio aqui uma rubrica que fará uma breve caracterização das várias espécies de odonata que ocorrem em Portugal. A descrição destacará alguns aspectos anatómicos e comportamentais de cada uma das espécies abordadas, baseada nos trabalhos de Dijkstra & Lewington, 2006; D'Aguilar & Dommanget, 1998 e Askew, 2004.


CALOPTERYGIDAE
É uma família com ampla distribuição nas regiões temperadas e tropicais, conhecendo-se até ao momento 16 géneros dos quais fazem parte cerca de 161 espécies. Na Europa ocorrem apenas espécies do género Calopteryx sendo que em Portugal estão referenciadas 3 espécies.

Calopteryx haemorrhoidalis (Vander Linden, 1825)
(Copper Demoiselle; Le Caloptéryx hémorroïdal; Bronzene Prachtlibelle)
Identificação: É uma espécie facilmente reconhecida pelo tom avermelhado do corpo e pelas largas asas escuras do macho. A face ventral da parte terminal do abdómen é rosa vivo. Nas fêmeas o corpo é verde metálico e as asas, na sua maioria claras, possuem na extremidade uma parte acastanhada opaca, na qual sobressai o pseudopterostigma claro. Em ambos os sexos, as tíbias são vermelho-acastanhadas (pretas nas duas espécies seguintes).
Comprimento Total: 45-48mm
Comprimento Abdómen: 30-43mm
Comprimento Asa Posterior: 23-37mm
Habitat: Cursos de água límpida e com sombra. Igualmente encontrada em grandes corpos de água.
Período de Voo: De Maio a Setembro.
Distribuição Mundial: Presente apenas na região Oeste do Mediterrâneo.
Calopteryx haemorrhoidalis macho

Calopteryx virgo meridionalis (Selys, 1873)
(Beautiful Demoiselle; Le Caloptéryx vierge; Blauflügel Prachtlibelle)
Identificação: Esta espécie é a maior e mais escura do género Calopteryx. O corpo do macho é azul e o da fêmea é verde, ambos metálicos. No macho, a face ventral dos últimos segmentos abdominais é alaranjada com marcas pretas (característica desta espécie). As asas da fêmea são cor de âmbar com um ponto branco (o pseudopterostigma) a pouca distância da extremidade da asa e as do macho são (quase) totalmente pigmentadas. Devido à coloração das asas podem ser distinguidas três subespécies: Calopteryx virgo virgo, C. v. festiva e C. v. meridionalis. Esta última está presente no nosso país e possui asas pigmentadas à excepção de uma faixa que se estende desde a base até metade da distância entre a base e o nódulo da asa.
Comprimento Total: 45-49mm
Comprimento Abdómen: 31-42mm
Comprimento Asa Posterior: 24-36mm
Habitat: Cursos de água límpida e bem oxigenada, normalmente pequenos e ensombrados. Bastante sensível ao corte de vegetação ribeirinha e também à poluição da água. A sua presença revela, normalmente, uma boa qualidade do habitat.
Período de Voo: De Maio a final de Setembro.
Distribuição Mundial: Localmente comum estendendo-se praticamente por toda a Europa, à excepção de algumas zonas mais a Sul. As suas subespécies estendem-se pela Ásia até ao Japão.
Calopteryx virgo fêmea
Calopteryx virgo macho

Calopteryx xanthostoma (Charpentier, 1825)
(Western Demoiselle; Le Caloptéryx oust-méditerranéen; Südwestliche Prachtlibelle)
Identificação: Para alguns autores esta espécie é considerada uma subespécie da espécie Calopteryx splendens. Contudo, testes genéticos mostraram que era uma espécie distinta. É uma espécie que pode chegar aos 48mm de comprimento do corpo e 31mm de asa. O macho possui corpo azul metálico com a parte ventral dos três últimos segmentos de cor amarelada. As asas dos machos são pigmentadas desde o nódulo até à extremidade da asa. As fêmeas possuem o corpo verde metálico com os últimos segmentos abdominais de cor castanha. As asas da fêmea são hialinas.
Comprimento Total: 45-48mm
Comprimento Abdómen: 35-37mm
Comprimento Asa Posterior: 28-31mm
Habitat: Habita sobretudo cursos de água corrente, mas também as zonas calmas dos grandes rios.
Período de Voo: De Abril a Setembro.
Distribuição Mundial: Presente apenas na Península Ibérica e no Sul de França.
Calopteryx xanthostoma macho
Calopteryx xanthostoma casal

1 comentário:

Diogo Carvalho disse...

Boa amigo! Muito boa iniciativa, venham as próximas espécies ;-)